Proteínas

As proteínas são essenciais para a formação de músculos, enzimas, células como anticorpos e leucócitos (glóbulos brancos do sangue), hormônios e ajudam no processo de cicatrização dos tecidos, estando envolvidas com todo o funcionamento do nosso organismo. As proteínas são macronutrientes (assim como os carboidratos e os lipídeos) essenciais para o organismo.

Aminoácidos são os componentes das proteínas, e existem no total cerca de 20 aminoácidos, sendo que aqueles não sintetizados naturalmente em quantidade e proporções adequadas pelo organismo são considerados como aminoácidos essenciais, devendo portanto estar presentes na alimentação.

Existem duas fontes de proteínas: vegetal e animal. As proteínas vegetais são encontradas nos grãos de leguminosas (como feijão, ervilha, grão-de-bico) e nos cereais (como arroz, milho, trigo, cevada, aveia), em menor quantidade. Os alimentos de origem vegetal são deficientes em um ou mais aminoácidos essenciais, e portanto devem ser consumidas a partir de combinações de cereais e leguminosas. As proteínas de origem vegetal são de baixo valor biológico, ou seja, não são suficientes para suprir as necessidades orgânicas, já que todas apresentam a falta de pelo menos um aminoácido essencial.

As proteínas que contém todos os nove aminoácidos essenciais em proporções adequadas ao organismo são chamadas ‘completas’ ou ‘de alto valor biológico’. Proteínas de origem vegetal, quando consumidas isoladamente, não contém todos os aminoácidos essenciais e portanto são chamadas de ‘incompletas’.

A proteína encontrada na carne é nutricionalmente completa, sendo de ótima qualidade e contendo aminoácidos essenciais de forma balanceada. Por exemplo, 100g. de carne magra – coxão mole por exemplo – depois do cozimento contém entre 20 e 30g. de proteína, o que corresponde a aproximadamente 50% das necessidades diárias do ser humano adulto. Em qualidade, as proteínas da carne são completas por apresentarem um bom equilíbrio de aminoácidos essenciais. Outros produtos de origem animal como os ovos, leite e derivados também são fontes de proteínas de boa qualidade.